segunda-feira, 29 de julho de 2013

Empresa cria robô que consegue construir uma casa em dois dias


Um robô desenvolvido pela empresa australiana Fastbrick Robotics mostra que pouquíssima mão de obra humana é necessária para construir uma casa. A empresa divulgou um vídeo em que seu robô Hadrian X consegue construir uma casa inteira em apenas dois dias.

A máquina em questão é basicamente um braço robótico posicionado em cima de um caminhão. O sistema corta os blocos antes de encaixá-los em uma esteira. Em seguida, cada bloco recebe uma camada de um tipo de cola para cimentar os tijolos, e só então eles são encaixados.
Você pode ver o processo de construção, que levou dois dias, condensados no vídeo abaixo, acelerado para 2 minutos:


Para garantir que cada um dos tijolos fique no lugar certo, a empresa utiliza um sistema a laser para que a máquina seja precisa. A companhia diz que o sistema de navegação consegue precisão na casa de 0,5 mílimetro.

O Hadrian X, obviamente, um tipo de robô que pode facilmente roubar empregos humanos, já que faz quatro vezes mais rápido o trabalho de várias pessoas. A empresa diz que sua máquina tem como objetivo reduzir o tempo de construção, o desperdício e o custo na construção de imóveis.

Fonte : YouTube


0 comentários:

Postar um comentário